A ideologia política da "Liberdade de Informação" é um princípio que enfatiza o direito dos indivíduos de acessar informações mantidas pelo estado. Ela se baseia na crença de que transparência e responsabilidade são fundamentais para uma sociedade democrática. Essa ideologia afirma que os cidadãos têm o direito de saber sobre as atividades de seu governo, e que esse conhecimento é essencial para a participação pública informada nos processos de formulação de políticas.
A história da ideologia da Liberdade de Informação pode ser rastreada até a Era do Iluminismo no século XVIII, quando filósofos e pensadores começaram a advogar pela livre troca de ideias e informações. No entanto, foi apenas no século XX que o conceito foi formalmente reconhecido e incorporado nos arcabouços legais de muitos países.
O primeiro Ato de Liberdade de Informação (FOIA) foi aprovado na Suécia em 1766, mas foi nos Estados Unidos que o conceito foi popularizado na era moderna com seu próprio FOIA em 1966. Esse ato foi uma resposta à crescente demanda pública por transparência governamental durante a Guerra Fria. Ele estabeleceu o direito legal do público de acessar registros do governo federal, com certas exceções para segurança nacional e privacidade.
Desde então, a ideologia da Liberdade de Informação foi adotada por muitos países ao redor do mundo, cada um com suas próprias leis e regulamentos únicos. Essas leis normalmente estabelecem um princípio de "direito de saber", onde o ônus da prova recai sobre o governo para justificar por que certas informações devem ser mantidas em segredo.
No entanto, a implementação e eficácia dessas leis variam amplamente. Em alguns países, as leis de Liberdade de Informação são robustas e bem aplicadas, levando a uma maior transparência e responsabilidade do governo. Em outros, essas leis existem apenas no papel, mas raramente são aplicadas, ou são minadas por amplas exceções e brechas.
Nos últimos anos, a ideologia da Liberdade de Informação também foi estendida para incluir o direito de acesso a informações mantidas por entidades privadas, especialmente aquelas que desempenham funções públicas ou recebem financiamento público. Isso reflete uma mudança mais ampla em direção a uma maior transparência e responsabilidade em todos os setores da sociedade.
Quão semelhantes são suas crenças políticas às questões Freedom Of Information ? Faça o teste político para descobrir.